terça-feira, 25 de setembro de 2007

CIA x KGB


O que significa dizer que a KGB, “espada e escudo” do Partido Comunista da UniãoSoviética










A criação da CIA para os norte-americanos foi uma necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e o avanço do comunismo.



A espionagem foi um dos aspectos da Guerra Fria mais explorados pelo cinema. O espião mais famoso das telas, James Bond, criado por um ex-agente do serviço secreto britânico, Ian Fleming, vivia aventuras glamourosas e bem distantes da realidade. No mundo real, as duas grandes agências de espionagem, a KGB soviética e a CIA americana, treinavam agentes para atos de sabotagem, assassinatos, chantagens e coleta de informações. Nos dois lados criou-se um clima de histeria coletiva, em que qualquer cidadão poderia ser acusado de espionagem a serviço do inimigo. Na União Soviética, Stalin contribuiu para esse clima, confinando muitos de seus adversários em campos de concentração na Sibéria. Nos Estados Unidos, o senador anticomunista Joseph McCarthy promoveu uma verdadeira caça às bruxas, levando ao desespero inúmeros intelectuais e artistas de Hollywood, acusados de colaborar com Moscou.

Fidel e Khruschev: iniciativa perigosa Um dos momentos dramáticos da história da espionagem na Guerra Fria aconteceu em 1962. O presidente americano, John Kennedy, reagiu duramente contra a iniciativa soviética de instalar uma plataforma de mísseis em Cuba. Chegou a advertir o líder soviético Nikita Khruschev de que usaria armas nucleares se fosse necessário. Depois de três semanas, a União Soviética recuou. Durante esse tempo, o mundo viveu o pavor de um confronto nuclear entre as superpotências.

Central Intelligence Agency (em português Agência Central de Inteligência, sigla: CIA) é um serviço de inteligência dos Estados Unidos da América.

A CIA está proibida por lei de coletar informações sobre as atividades domésticas de cidadãos americanos, o que é feito pelo FBI.

No momento a CIA perdeu muito da importância que teve no passado, pois a importância da inteligência obtida através de fontes humanas é muito menor que as obtidas por meio da captura de sinais de comunicação (SIGINT), que é tarefa da NSA.

A KGB está viva e passa bem. Seus métodos incluem terror, assassinato e subversão. Seu objetivo é o velho objetivo; e eu creio que este é o contexto para o continuum de traição” do qual fala Bagley. Depois do colapso do comunismo, tal como relata Bagley, um editor alemão queixou-se ao coronel da KGB, Oleg Nechiporenko, a respeito do manuscrito de um ex-agente infiltrado da KGB que passara vinte anos trabalhando na Radio Liberty [5], dizendo que o relato desse agente infiltrado carecia de detalhes suficientes. Nechiporenko repreendeu o editor por sua ingenuidade. De acordo com Nechiporenko, a operação daquele agente era parte de uma articulação, uma parte de uma operação. [...] E essa operação ainda não acabou. Ademais, qualquer relato completo poderia revelar à CIA o que a KGB fez e fará. A KGB não está morta”.

O que significa dizer que a KGB, “espada e escudo” do Partido Comunista da União Soviética, não está morta? Significa uma futura seqüência destrutiva para a qual os EUA não estão preparados. Aqui, nós por acaso topamos com uma operação incompleta. É uma obra em execução. Na verdade, a própria União Soviética continua a existir de forma disfarçada. Os países satélites também, disfarçados sob esfarrapadas fantasias democráticas. Assim, toda a estratégia dos EUA repousa sobre uma base falsa.

Depois de sua reabilitação pelo quartel-general da CIA, Yuri Nosenko foi transferido para Washington, onde se tornou um consultor do FBI e da CIA em assuntos de contra-inteligência. No devido tempo”, diz Bagley, “ele começou a dar palestras regulares nas escolas de contra-inteligência da CIA, FBI, Força Aérea e de outras agências, e a partir de meados dos anos 70, entrava com freqüência no prédio do quartel-general da CIA em Langley, Virgínia”. E durante todo esse tempo, frisa Bagley, O edifício torto e vacilante que isentava Nosenko não resistiria nem mesmo a mais suave brisa de ceticismo, muito menos ao escrutínio de profissionais ou mesmo de estudiosos”.

A CIA foi criada em 1947 pelo Presidente Harry S. Truman (1884 - 1972). Para tal, foi editado um Acto Governamental de Segurança Nacional.

A criação da CIA para os norte-americanos foi uma necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e o avanço do comunismo. A espionagem estrangeira, o roubo de projetos da área tecnológica, de armamentos e a fuga de informações ocasionaram a necessidade de vigiar e relatar todos os assuntos referentes à segurança nacional ao Presidente, procurando a melhor forma possível interferir e neutralizar os efeitos negativos oriundos de ameaças externas. Para coordenar as atividades da Agência, existe uma Diretoria Central de Inteligência, cuja função é interligar a comunidade de informação ao Presidente dos Estados Unidos, fazendo aconselhamento das melhores estratégias possíveis e suas conseqüências, de forma a intervir, quando necessário, em organizações ou Estados que possam causar prejuízo aos EUA.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_Intelligence_Agency

http://inforum.insite.com.br/assembly/154504.html

http://www.brasilescola.com/geografia/kgb.htm

http://www.grunch.net/synergetics/images/cia.gif

http://gropius.org/wp-content/uploads/kgb-01l.jpg











3 comentários:

Professor Augusto Rischiteli disse...

AVALIAÇÃO:

Textos copiados. A produção textual ficou recortada, com idéias fragmentadas, tornando o texto muitas vezes repetitivo.
Sites apropriados:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica2.htm
http://inforum.insite.com.br/assembly/154504.html
http://www.midiasemmascara.com.br/print.php?id=5845
WIKIPÉDIA.

PESQUISA: REGULAR 5,0
CRIATIVIDADE: REGULAR 5,0
TEXTO PRODUZIDO: ZERO, NÃO PRODUZIU
BLOG: BOM 8,0
PARTICIPAÇÃO: 6,0 (SE TIVESSEM DISTRIBUÍDO AS TAREFAS E SEGUISSEM ORIENTAÇÕES TERIAM IDO BEM MELHOR)

NOTA FINAL: 3,0 Três pontos

Unknown disse...

AI vc esta por fora A CIA e uma agencia formada pela KGB shahshashashasashashashas

Unknown disse...

AI vc esta por fora A CIA e uma agencia formada pela KGB shahshashashasashashashas